quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RAHEEM DEVAUGHN E SEU RECENTE ÁLBUM "THE LOVE & WAR MASTERPEACE"

Em seu terceiro álbum, o cantor de Neo-Soul Raheem Devaughn continua o legado de artistas legendários como Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Sam Cooke, que se estabeleceram nos anos 60 e 70. O sugestivo título do recente álbum de Raheem, lançado em março de 2010 “The Love & War Masterpeace), separa uma linha tênue entre política e entretenimento. Marvin, Curtis and Sam, todos conseguiram equilibrar de alguma maneira esses dois elementos em suas músicas, e apesar da tentativa de Raheem não ser exatamente a batida perfeita, ainda assim é uma bem vinda mudança  justamente nesse momento em que há uma quantidade absurda de letras vazias e superficialidade nos álbuns de black music da atualidade.
Muitos artistas de R&B/Soul já intitularam seus álbuns como Love & War, incluindo Amerie, Daniel Merriweather e Angie Stone,  porém  “Love & War Masterpeace” provavelmente,  é o que melhor corresponde ao título.  O álbum é uma mistura de doces canções de amor com meio amargas sobre guerra, em ambos os sentidos, literal e figurativo. Algumas canções falam sobre combates internacionais, outras sobre a guerra física e mental nas batalhas da vida cotidiana.
“Love & War Masterpeace se destaca da maioria dos álbuns de R&B/Soul contemporâneo”, palavras do Dr. Cornell West (que faz a introdução da sétima faixa do álbum) professor, filósofo, autor, crítico, escritor e importante ativista dos  direitos humanos e acrescenta que “Raheem Devaughn é o melhor cantor soul de sua geração”, continuando o legado de Donny Hathaway, Isaac Hayes, Nina Simone, Bob Marley e tantos outros cantores ativistas.
E embora não haja dúvidas que Raheem Devaughn está entre os melhores cantores de soul da atualidade  (assim como Maxwell, Anthony Hamilton e outros poucos), ele ainda não atingiu o patamar criativo de muitos de seus antecessores durante sua carreira, mas já dá pra notar que é só uma questão de tempo. Apesar disso, Raheem gravou a melhor música de sua carreira, a primeira faixa do álbum “Bulletproof”, com participação do rapper Ludacris. A canção é sobre guerras internacionais e a violência urbana, é o tipo raro de canção que consegue ser  triste e divertida ao mesmo tempo.
Vale a pena citar também o hino anti-guerra da faixa “Nobody Wins A War”, com convidados- estrelas de primeira grandeza como Jill Scott, Bilal, Dwele, Chrisette Michele, Chico Debarge e outros, além da faixa “Revelations 2010” com a participação de Damian Marley.
O álbum está maravilhoso, com o repertório fino de Raheem Devaughn, em suas românticas canções sobre ‘making love’ como, “Mr. Right”, “My Wife” e “B.OB”, essa última é sigla de ‘battery-operated boyfriend ‘(vibrador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário