quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO

Dia 20 de novembro, comemora-se no Brasil o "Dia da Consciência Negra" e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou pela liberdade dos escravos até a morte.


Os negros africanos foram trazidos de várias partes da África e distribuídos pelos países da América Latina como Brasil, pelas Ilhas do Caribe, Cuba e Estados Unidos. Onde a escravidão durou mais tempo foi no Brasil.

Depois da abolição da escravatura, os negros continuaram sua luta contra o preconceito racial e a discriminação.
Na música, cantavam seus lamentos nas lavouras de cana-de-açúcar e café no Brasil de onde surgiu a capoeira e o samba, nas lavouras de algodão norte-americana, dando origem ao blues, de onde derivou ritmos como o Soul, o Funk, o R&B e recentemente, o Rap e o Hip Hop.

O Hip Hop é o movimento que fala da discriminação racial sem entrar na marginalidade, que surgiu nas festas do sul do Bronx (Brooklyn), bairro violento de Nova York, há mais de duas décadas.
O movimento foi iniciado com os grafiteiros, que viviam perigosamente em gangues e eram presos e até se machucavam para transformar trens da cidade em gigantescos murais. A música escolhida pelo movimento hip hop é o rap, com suas longas letras, definida basicamente como “um discurso ritmado em cima de uma pulsação”, que falam da dura vida nas periferias, das injustiças sociais, da discriminação, sem partir para a marginalidade.

No Brasil, o movimento hip hop ultrapassou fronteiras norte-americanas e já se espalha pelo mundo inteiro, com muitas bandas famosas. Um destaque especial é para Nino Brown, responsável pelo acervo no Centro Cultural Canhema (Diadema – São Paulo), único membro brasileiro da Zulu Nation, uma ONG especializada em hip hop, sediada nos Estados Unidos.

Alguns nomes que lideraram o movimento hip hop na década de 90, nos Estados Unidos são: Public Enemy, Notorius BIG, Tupac Shakur e Lauryn Hill.

Os integrantes do movimento hip hop incluem quatro elementos: o dançarino de break-dance (b.boy), o mestre de cerimônias (MC), o disc-jóquei (DJ) e os grafiteiros.

O que há de melhor da música do movimento hip hop, você curte na Black Online Web Radio. Acesse agora www.blackonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário